5 razões para investir na automatização de processos na área da saúde

5 razões para investir na automatização de processos na área da saúde

A rotina hospitalar é intensa: contato constante com os pacientes, equipes médicas atuando em suas respectivas áreas e colaboradores que auxiliam no funcionamento do hospital. Não é atoa que a saúde é um dos setores onde mais surgem inovações para facilitar esse dia a dia. E uma dessas melhorias que vem ganhando espaço é a automatização de processos.

Mas o que é automatização? A raiz da palavra já nos indica sua função, a de tornar automáticos processos que antes eram feitos de forma manual. Assim, na prática, isso significa que softwares, dispositivos eletrônicos ou máquinas agilizam esses processos e fazem leituras de dados da instituição.

Dessa maneira, pode muito o hospital se valer da automatização. O principal motivador dessa escolha envolve o paciente, pois ao ter simplificados algumas tarefas, os médicos e colaboradores podem ter total foco no paciente. A seguir, trazemos alguns processos hospitalares que podem ser beneficiados:

ONDE A AUTOMATIZAÇÃO PODE ATUAR

Existem diversas possibilidades de automação hospitalar no mercado. Entretanto, cabe ao gestor analisar quais delas vai trazer mudanças positivas para o hospital. Afinal, não se pode ir automatizando tudo sem antes pensar estrategicamente as necessidades do hospital. Além de que o investimento de automatização deve ser justificável.

Entre os processos que podem ser automatizados estão o prontuário médico, agendamento de consultas e exames, segurança, finanças, gestão de equipes e muito mais. Seja qual for o processo agilizado, proporcionará economia de recursos, mão de obra e tempo. O que veremos com maior detalhe a seguir:

INTEGRAÇÃO DE DADOS

No ambiente hospitalar se produzem e armazenam muitas informações. Essas podem ser dos pacientes, funcionários ou administrativas. No entanto, nem sempre a instituição de saúde tem uma solução eficiente para fazer essa tarefa de forma manual. Então, esses dados podem ser automatizados e assim, organizados e acessados pela equipe quando necessário. Essa integração irá agilizar os atendimentos, checagem de informações e protegerá os dados de serem perdidos, trocados ou rasurados.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Com a implementação da automatização, o hospital não ganha somente tempo, mas também economiza despesas. Isso porque os médicos e demais colaboradores ao terem mais tempo, se dedicam mais ao paciente e se aumenta a eficiência dos tratamentos. Dessa maneira, o paciente usa menos os serviços hospitalares, além de recuperar a saúde com rapidez.

Além disso, a automação hospitalar atinge atividades manuais e equipamentos hospitalares que podem ter upgrade de sistemas. Assim, também se reduz os custos, por exemplo, com itens de papelaria, impressão de exames e imagens.

MAIOR CONTROLE DE ESTOQUE

Uma boa gestão hospitalar também envolve estar com o estoque em dia. Nessa área também é possível automatizar o controle de estoque e são várias as vantagens. Entre elas, facilidade para verificar quais materiais hospitalares entraram e saíram, quais precisam ser pedidos, o prazo de validade e evita que haja desperdício.

SEGURANÇA

Dados de pacientes e informações confidenciais do hospital podem se aproveitar da automatização de processos. Portanto, cabe ao gestor escolher se o armazenamento dessas informações serão em HD, na nuvem ou servidor interno. Todos impedem que haja risco de perda. Assim, instituição e paciente têm seus dados protegidos.

AGENDAMENTO E GESTÃO DE ESCALA AGILIZADOS

Médicos e funcionários podem ter o atendimento ao paciente facilitado ao ter o agendamento automatizado. Existem diversos softwares que oferecem o serviço feito especialmente para os hospitais. Da mesma maneira, também há plataformas voltadas para os gestores de escala de plantões.

O agendamento automatizado agiliza a busca por dados de antigos pacientes e fica mais fácil o preenchimento das informações. Assim como também há a possibilidade dos médicos acessarem a agenda e acompanhar quais são as consultas do dia.

Para quem organiza a escala de plantão, a automatização permite a integração de médicos em uma só plataforma e torna ágil a visualização da escala. Também é possível marcar dias vagos e informar outros médicos sobre essa vacância.

Todas essas possibilidades proporcionadas pela tecnologia, permitem que o foco se mantenha no paciente. Assim como se melhora a dinâmica interna entre todos os funcionários. Tornando a gestão hospitalar mais eficiente por meio da automatização.

Sistemas de gestão hospitalar também são automatizados e você pode ter uma visão mais estratégica da instituição médica. Leia no nosso artigo aqui e saiba como escolher um sistema.

Referências: Excellence Blog

Comentários no Facebook

CURTA NOSSA PÁGINA