Como ser um médico bem-sucedido: 5 dicas valiosas

Como ser um médico bem-sucedido: 5 dicas valiosas

Quem pretende seguir a carreira de medicina, deve saber que o investimento na área vai além do financeiro. Ademais, como um dos cursos mais concorridos nas universidades, senão o mais em alguns lugares, a medicina exige mais saberes do que aqueles ensinados em sala de aula. Então, como ser um médico bem-sucedido em um cenário como esse?

Essa resposta pode ser longa. Após 8 ou mais anos de estudo, o médico percebe na prática que precisa ter outras habilidades para conquistar e fidelizar seus pacientes. O que tem despertado a necessidade de investir na relação médico-paciente.

Além disso, o sucesso do médico também depende de como ele irá planejar seu futuro profissional. Se irá gerir a própria clínica ou hospital ou será chefe de uma equipe médica. Dessa maneira, novos conhecimentos são necessários. Vamos conhecer alguns dos principais que podem ajudar o médico nessa caminhada.

ENCONTRE MAIS FONTES PARA SE ATUALIZAR

Os bons e velhos livros de medicina continuam sendo grandes aliados dos médicos na rotina hospitalar. Entretanto, todos os dias novas doenças surgem e novos tratamentos são divulgados. E o melhor lugar para se descobrir essas novidades são os congressos e palestras. Mas não invista em apenas um ou dois anuais encontros, procure estar presente em mais eventos. Os resultados provenientes desses investimentos serão percebidos pelos pacientes, que darão mais credibilidade ao seu trabalho. Outra dica é trocar mais experiências sobre casos clínicos com seus colegas de profissão, outro canal de aprendizado diário de como se tornar um médico bem-sucedido.

SAIBA SE COMUNICAR

Hoje, os pacientes já chegam no consultório com uma lista de possíveis doenças que acreditam ter. Essa desinformação pode gerar dúvidas constantes aos pacientes e eles podem ser insistentes em alguns casos. Dessa maneira, é essencial o médico saber ouvir e orientar o paciente na consulta.

Adotar práticas como ter uma linguagem mais simples no momento do diagnóstico, aprender a ter inteligência emocional no ambiente hospitalar e se mostrar seguro, melhoram o diálogo com o paciente. Da mesma forma, é importante prestar um atendimento humanizado, em que o médico se mostra disponível, tanto para ouvir quanto compreender os problemas do paciente.

INVISTA EM MARKETING

Apesar da indicação de amigos e familiares ainda ser um método recorrente, o médico não pode só contar com essa rede de contato. Afinal, a concorrência é alta e também investe em marketing, seja pessoal ou da própria clínica/hospital. Portanto, procure profissionais especializados que possam ajudar a montar esse plano de marketing. Eles também saberão quais plataformas de marketing são as mais vantajosas e conectam você com seu público.

SEJA ORGANIZADO

Se o médico não sabe e nem tem as ferramentas necessárias para se manter organizado, isso pode afetar seriamente seu desempenho. E assim, a qualidade da assistência médica prestada, o que não pode ocorrer sob nenhuma hipótese. Por isso, o ideal é que toda a gestão médica, seja a própria ou da equipe, seja organizada em agendas personalizadas.

No mercado, já é possível encontrar aplicativos e softwares feitos especialmente para médicos. Além de ter acesso rápido aos seus compromissos, o médico pode fazer alterações, fazer gestão da equipe de plantonistas, fazer pagamentos e muito mais. Assim, o médico mantém o foco na saúde dos pacientes, fator essencial no trajeto de como ser um médico bem-sucedido.

TENHA TEMPO PARA CUIDAR DE SI

Manter a disposição após longas horas de trabalho não é tarefa fácil. Tampouco a dedicação exclusiva para as demandas do hospital é uma boa ideia. Dessa forma, encontrar o equilíbrio entre a medicina e a vida privada é a melhor maneira de ter uma vida mais prazerosa. O médico se permite ter um tempo de qualidade com a família e amigos, consegue relaxar e encontrar satisfação em outras atividades também.

Assim, o paciente também sai ganhando. Pois recebe um atendimento médico mais atencioso, bem humorado e calmo. Ou seja, mais uma forma de garantir que o paciente esteja satisfeito e mais chances de fidelizá-lo. E com isso, você investe em uma carreira mais promissora e longa com qualidade de vida.

Esses e outros temas relevantes você encontra aqui no blog! Para saber quando temos um novo artigo, assine nossa newsletter e se mantenha informado!

Referências: Sanar e BusinessDoc

Comentários no Facebook

CURTA NOSSA PÁGINA