Dicas de livros para médicos: Confira 6 títulos variados

Dicas de livros para médicos: Confira 6 títulos variados

Não só com a literatura acadêmica um médico pode aprender. Existem diversos títulos que auxiliam o profissional da saúde a se capacitar e se manter atualizado. Entretanto, também há livros que abordam o mundo médico por outro ângulo e que são uma boa fonte de conhecimento.

Além disso, ter na cabeceira da cama maior variedade de gêneros literários ajudam o médico a ampliar sua visão sobre a carreira. Até porque a assistência médica se concentra também no contato humano e no relacionamento com o paciente. Assim, os livros podem proporcionar um diálogo melhor.

Dessa maneira, trazemos títulos variados que contam histórias sobre as realidades da medicina antiga até experiências na profissão nos hospitais de hoje. Confira nossas dicas de livros para médicos abaixo! E boa leitura!

“Por um fio”

Escrito pelo famoso médico brasileiro Drauzio Varella, o médico relata suas experiência na Oncologia Clínica. O interessante sobre o livro é que mesmo com 30 anos de vivência na especialidade, o autor consegue trazer um livro leve, mas cheio de emoções. O livro também fala sobre o convívio difícil com a dor, morte e como se dá o relacionamento com a família do paciente. Um prato cheio para continuar aprendendo!

“Se Disney administrasse seu hospital”

De Fred Lee, o livro compara sobre os métodos de gestão existentes em uma das maiores empresas do mundo e aqueles colocados em prática nos hospitais. O autor faz o leitor analisar como o marketing pode ser um fator de diferenciação para uma instituição. Assim como, a adoção de certas técnicas podem aumentar a satisfação de um paciente.

“Em busca da humanização”

Outro médico que também apostou nos livros para dividir suas experiência, foi Drauzio Viegas. O médico reflete sobre como apesar dos avanços científicos e maior presença da tecnologia, o contato humano é essencial. Assim, o livro aponta que o atendimento humanizado deve ser a prioridade aliada ao conhecimento médico. 

Médicos de Homens e de Almas”

Nesta história sobre o evangelista São Lucas, a autora Taylor Caldwell traz recortes históricos sobre o protetor dos médicos. O objetivo do livro é demonstrar por meio de uma profunda pesquisa, como o médico precisa de outros saberes além do técnico. Assim, reforça com delicadeza a humanidade do médico e que por trás dele, há um ser humano que sente dor, tristeza e amor. É um dos livros mais recomendados para os médicos experientes e nunca falta na lista de dicas de livros para médicos.

“Das tripas coração”

Esse é um dos livros mais interessantes para compreender o avanço da medicina na humanidade. Seu autor é Roy Poter, historiador britânico, o qual abordou práticas médicas feitas desde a pré-história até os dias atuais. Ele compara doenças e tratamentos realizados em diferentes épocas e traz dados técnicos como laboratório, cirurgia e hospital. Um grande livro para quem deseja aprender ainda mais sobre a evolução da medicina.

“O Imperador de todos os males: uma biografia do Câncer”

Siddhartha Murkhejee ganhou um Pullitzer por esta obra que apresenta as diversas facetas do câncer. O cancerologista fala sobre os avanços no tratamento da doença e como ela também fez a própria medicina se aprimorar. Além disso, o autor conta como o câncer serviu de inspiração para que médicos buscassem formas de oferecer maior qualidade de vida aos pacientes.

Você algum outro livro para indicar? Deixe sua sugestão nos cometários!

Referências: Viver de Medicina

Comentários no Facebook

CURTA NOSSA PÁGINA