6 motivos para modernizar a gestão médica hospitalar

6 motivos para modernizar a gestão médica hospitalar

Todos os dias, surgem novos equipamentos médicos, mais precisos e rápidos para auxiliar os profissionais da saúde. Mas nem sempre essas facilidades tecnológicas são aproveitas também na gestão médica. Apesar de ser um outro processo dentro da instituição da saúde, modernizar a gestão médica também acaba afetando a assistência médica do paciente.

Como qualquer instituição, a de saúde também precisa ter seus processos otimizados para oferecer melhores serviços. Dentre eles, a gestão médica é um dos mais difíceis de se atualizar devido ao “engessamento” e burocracia presente nos hospitais. Ou seja, mudar velhos hábitos de médicos e colaboradores não é fácil.

Entretanto, a adoção de práticas para modernizar a gestão médica pode proporcionar diversos benefícios. Principalmente para quem administra a instituição e seus colaboradores. Neste artigo abordaremos os benefícios que uma instituição de saúde pode obter ao modernizar a sua própria cultura organizacional.

MELHOR APROVEITAMENTO DE RECURSOS

Em ambientes hospitalares, a gestão de recursos é um tema muito relevante. Afinal, há grandes prejuízos para toda a equipe e pacientes quando não há um bom manejo deles. Esses recursos podem ser diversos, como equipamentos, medicamentos, materiais hospitalares e o próprio recurso humano representado pelos profissionais da saúde.

Sendo assim, todos desempenham funções essenciais para um bom atendimento ao paciente. Assim como, o próprio funcionamento do hospital. Dessa forma, com a modernização, há melhor planejamento sobre como será destinado cada recurso. Já existem softwares e profissionais exclusivos para realizar esse monitoramento e apontar melhorias.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Com a modernização da gestão médica, são colocados em prática novas formas de investir e direcionar recursos financeiros. Isso significa que a gestão médica pode usar, por exemplo, sistemas para automatizar os processos hospitalares. Assim como, adotar rotinas mais eficientes de manutenção de equipamentos, prevenindo gastos no futuro. Até mesmo um estudo detalhado dos gastos da instituição, é uma forma de modernizar a gestão médica e promove economias.

DIMINUIÇÃO DE ERROS HUMANOS

Lidar com dados e informações no hospital ao modo antigo, deixa a instituição suscetível a erros. E eles podem ser até mais graves quando afetam pacientes e questões administrativas do hospital. Dessa forma, migrar os dados para plataformas modernas além de agilizar atividades, dá maior segurança aos dados que são inseridos. Assim, o gestor indica quem pode acessá-los e de que maneira.

POSSIBILITA A OBTENÇÃO DE ACREDITAÇÃO

No Brasil, cresce o número de instituições de saúde que buscam a acreditação hospitalar. Além de ser um atestado da qualidade de serviços e segurança, é uma diferenciação frente a outras instituições. Portanto, modernizar a gestão médica é essencial para garantir a certificação, já que haverá melhor fluxo de trabalho, padronização de processos e maior segurança quanto aos recursos usados. Assim, aumentam as chances de obter a acreditação.

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS

Ao modernizar a gestão médica, todos os processos hospitalares sofrem mudanças, de diferentes proporções. Isso dependerá da avaliação do gestor junto à equipe para verificar o desempenho de cada atividade médica. Essas podem mudanças podem ser no atendimento, nas consultas, na realização de exames, no agendamento de cirurgias, no descarte de materiais hospitalares e muito mais.

Dessa maneira, haverá maior agilidade nos processos, eliminação de retrabalhados e melhor aproveitamento da mão de obra hospitalar.

Nossa última dica é sobre a modernização da gestão de escalas! A ferramenta Organize-Here permite ao gestor organizar a escala de plantões pelo celular, computador ou tablet. Além disso, os médicos são notificados de plantões vagos e trocas, o que reduz o absenteísmo. Assim, o gestor não perde tempo montando a escala e permite que toda a equipe foque na assistência médica.

Faça um teste da nossa ferramenta! Clique aqui

 

Referências: Vestatech

Comentários no Facebook

CURTA NOSSA PÁGINA