O que é SaaS – Software as a Service?

O que é SaaS – Software as a Service?

É muito provável que você use ou conheça os SaaS. A sigla em inglês para Software as a Service, no português é traduzido para software como serviço. O termo em si não revela muito de o que é SaaS, mas pode ser resumido como aplicações online. Ou seja, programas que podem ser usados em diferentes dispositivos através da conexão com a internet.

Dessa forma, os SaaS trazem uma novidade para os usuários: não exigem a instalação de um programa. Como diz o nome, eles são usados como um serviço online. Assim, os SaaS começaram a se tornar uma tendência mundial, oferecendo diversas facilidades.

Além disso, o software como serviço já pode ser visto aplicado em diferentes áreas. Dentro das empresas, em casa ou na vida pessoal. E não faltam exemplos, são eles o Netflix, Google Drive, PayPal, Salesforce e Spotify, para citar alguns. Para entender melhor o que é SaaS, é necessário compreender seus benefícios, o que veremos a seguir!

ALTA ACESSIBILIDADE

Quando as empresas buscavam soluções para a gestão financeira, recursos humanos ou administração, era necessário instalar cada programa no computador da organização. Imagine isso em um hospital, tomava muito tempo, espaço e pessoal. O que também criava uma resistência nos ambientes hospitalares à automatização de processos na saúde. Aliás, nem sempre esses softwares trocavam dados e exigiam que a empresa tivesse um servidor para interligar seus diversos funcionários.

Diante desse entrave, o setor de tecnologia teve que se adaptar. Assim, os SaaS surgem como a possibilidade de acessar por meio do tablet, smartphone ou computador, o mesmo programa, sem a exigência de instalações. Basta ter acesso à internet. Sendo assim, o aplicativo pode ser acessado por qualquer dispositivo e de qualquer lugar, já que todas as informações estão armazenadas na nuvem.

CUSTOS REDUZIDOS

Uma das maiores transformações proporcionadas pelos SaaS foram os custos do programa. Antes, havia despesas na compra da licença do produto, manutenção e infraestrutura. Entretanto, o cenário é outro agora. Só se paga pelo direito de usufruir o serviço e cada SaaS exige um forma de pagamento diferente.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS RÁPIDA

Já que toda a manutenção do aplicativo está nas mãos de quem disponibiliza o SaaS, então é preocupação dessa empresa manter o funcionamento de dados, plataforma e correção de bugs. Caso ocorra qualquer problema, toda assistência é feita de modo remoto, o que proporciona maior rapidez sem que haja o deslocamento de um técnico.

SEGURANÇA

O uso do programa no celular ou no computador, não apresenta riscos para os dados que estão presentes no aplicativo. Isso porque todas as informações estão na nuvem e assim, não serão perdidas.

POR QUE USAR SAAS NA ÁREA DE SAÚDE?

Agora que você já entendeu o que é SaaS, conseguirá analisar que seus benefícios trazem enormes vantagens para setores como o da saúde. Além de modernizar o setor, sua implementação permite ao gestor e sua equipe médica focar na assistência médica. Vejamos essas vantagens:

  • Economia de tempo: As longas horas de trabalho e agendas lotadas dos profissionais da saúde exigem que haja uma otimização do tempo. Portanto, a facilidade de acesso remoto de um aplicativo feito para os gestores da saúde permite que seja feita uma gestão mais rápida.
  • Facilidade em encontrar informações: independente do tipo de informações que o gestor médico precisa, o interessante é que elas podem ser acessadas a qualquer momento de qualquer dispositivo. Assim, encontrará rapidamente o que precisa, terá agilidade e não correrá o risco de que essas informações sejam perdidas. O que poderia afetar desde questões de estoque hospitalar até casos mais graves, como dados de pacientes.
  • Melhora na comunicação: alguns aplicativo para a área da saúde permitem a comunicação entre gestor e equipe. Assim, equipe será notificada de mudanças no planejamento de gestão médica.
  • Foco no essencial: Os SaaS permitem que gestor economize tempo e energia para manter sua atenção total na saúde do paciente.

O Organize-here possui todas essas vantagens! Nele, o gestor acessa o aplicativo de qualquer dispositivo com acesso à internet, e realiza a gestão de escalas. No caso de plantões vagos, a equipe é notificada e as trocas são feitas no aplicativo. Além disso, o gestor ainda pode fazer a gestão de pagamentos da equipe a partir dos dados inseridos no software. Rapidez, segurança e informações ao seu alcance.

Faça um teste do Organize-here! Acesse: http://schedule.organize-here.com/register

Referências: Desk Manager e Rock Content

Comentários no Facebook

CURTA NOSSA PÁGINA