6 dicas para ter um plantão médico produtivo e tranquilo

6 dicas para ter um plantão médico produtivo e tranquilo

Na rotina do plantonista, nenhum dia é como o outro. São longas horas de trabalho, diversos pacientes para atender e dar alta, sem falar da gestão de equipes no caso do médico gestor. Dessa forma, parece impossível ter um plantão médico produtivo quando é difícil encontrar tempo para fazer uma pausa ou até se alimentar.

Contudo, essas privações podem afetar o desempenho do plantonista. Em dias mais corridos, o médico pode até se esquecer de atividades básicas. E diante desse cenário, pode ter sua saúde mental afetada, causando estresse, desgaste emocional e desânimo. Para evitar esse quadro, o ideal é estar atento às recomendações básicas que fazem toda a diferença para melhorar a disposição.

Apesar de alguns médicos mais experientes afirmarem que estão acostumados com a jornada, para quem está começando pode ser um desafio. Entretanto, as dicas que vamos comentar hoje podem ser adotadas por ambos. Assim, quem já atua na profissão há anos pode aumentar sua produtividade e o novato ter uma iniciação mais tranquila.

UM PLANTÃO MÉDICO PRODUTIVO DEPENDE DE UMA BOA ALIMENTAÇÃO

Não basta estar bem alimentado durante o plantão, mas escolher os alimentos corretos para a longa jornada é fundamental. Isso significa que não podem causar sonolência, mas fornecer energia. Sendo assim, escolha alimentos ricos em fibras e proteínas. Carboidratos leves também são bem-vindos já que não proporcionam sensação de peso no estômago.

Mas lembre-se: nunca fique sem comer! Uma boa ideia é sempre carregar na bolsa barrinhas de cereal, frutas ou chás. Afinal, mesmo na correria, o corpo precisa de energia para manter um bom desempenho e resistência.

MANTENHA SEU CORPO HIDRATADO

A capacidade de raciocinar pode ser afetada sem uma hidratação adequada. Afinal, é a água que faz os nutrientes circularem. Por isso, nossa dica é sempre ter uma garrafinha de água por perto e não beber somente quando a sede bater. Portanto, outra dica é criar lembretes no celular para beber água ou instalar aplicativos que notificam quando é hora de se hidratar.

EVITE PLANTÕES SEGUIDOS

Apesar de alguns médicos fazerem plantões seguidos, o aconselhável é priorizar o descanso. Essa prática é fundamental para manter a qualidade na assistência médica e proporcionar melhores condições de trabalho para o plantonista. Portanto, não coloque em risco a própria carreira, independente do motivo, assim como a vida dos pacientes. Evite as sobrecargas!

FAÇA PAUSAS

É natural durante o plantão reservar alguns minutos para espairecer. Essa é uma forma de ter um plantão médico produtivo que equilibra obrigações e saúde mental. Além de permitir que o plantonista se sinta mais relaxado, é um tempo para usar o celular, ler uma notícia ou apenas descansar. Além disso, esse descanso permitirá ao médico se sentir mais seguro na tomada de decisões ao longo do plantão.

TIRE UMA SONECA

Em alguns dias de plantões, a soneca é simplesmente improvável. Mas sinta o que seu corpo está comunicando, talvez seja o caso de tirar um cochilo rápido de 15 minutos. E se tiver chance, sempre separe um momento do plantão para dormir. Caso esteja dividindo o plantão com um colega, verifique a possibilidade de dormir rapidamente se for um dia calmo de trabalho.

MANTENHA O CONTROLE EMOCIONAL

Lidar com equipes médicas, pacientes e seus acompanhantes pode ser estressante. O médico é exposto a diferentes situações durante o plantão, desde momentos decisivos até contato com pacientes insatisfeitos. Dessa maneira, alcançar um plantão médico produtivo depende da forma como o plantonista administra essas situações.

Coloque em prática um atendimento humanizado, assim, os próprios pacientes se sentirão mais confiantes e poderão controlar suas emoções. Ao mesmo tempo, manter a serenidade e calma no plantão são essenciais para pensar com lógica, mas sem deixar a empatia de lado.

Apesar de o médico conhecer bem todas as dicas acima, às vezes ele esquece de praticá-las no plantão. Por isso, se organize para ter um plantão médico produtivo que proporcione qualidade de vida.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas! Para continuar lendo conteúdos relevantes como esse, assine nossa newsletter! Você será notificado quando um novo conteúdo for publicado.

Referências: Broonell e Jaleko

Comentários no Facebook

CURTA NOSSA PÁGINA